top of page

Conversa sobre psicologia na clínica e a Gestalt-Terapia.

  • Foto do escritor: Carolina Bittencourt
    Carolina Bittencourt
  • 18 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

Bem-vindas, bem vindes, bem vindos!


Esse é um espaço de apresentação. Quem é a psicóloga Carolina Bittencourt?


Aqui decidi me apresentar um pouco mais. Quem é essa psicóloga e por quê eu deveria confiar nela e não em qualquer outro profissional? Bem, essa pergunta não tem uma resposta certa, muito menos uma só. Confiar em mim para trabalharmos não significa que não existam outras psicólogas boas por aí, mas significa que nós nos demos bem para começarmos um processo terapêutico. E isso é bastante coisa! Não é fácil trazer questões íntimas e pessoais para uma pessoa desconhecida, a insegurança e a vulnerabilidade não são comuns a nós.


Na correria do dia-a-dia, é fácil nos ocuparmos com tarefas e atividades que nos distraiam dos nossos problemas. Essa dinâmica vira um problema quando deitamos a cabeça no travesseiro e tudo que evitamos ao longo do dia volta à tona e não nos deixa dormir. Ou então, em um momento que esperávamos que fosse prazeroso, estamos sem ar de tanta coisa que está agarrada nos nossos pulmões. Quando, no meio do dia, o corpo sente-se pesado de tudo de invisível que tem carregado. E como vamos falar sobre isso com alguém próximo se é invisível e não dá pra explicar? É aí que entra o trabalho de nós, psicólogas.



O trabalho da profissional de psicologia, o meu trabalho, é o de acolher e entender as angústias que você traz ao consultório. Nossa formação perpassa os caminhos da vida das pessoas, e reunimos uma bagagem teórica que permite enxergar esses sentimentos "doidos", "esquisitos" e diferentes que a gente vive e não entende. É por isso que dizemos que não tem certo e errado dentro da sessão de terapia: todos os sentimentos são válidos e, mesmo que a gente não enxergue, eles estão ali por um motivo.


Mas, mesmo com tudo isso que estudamos, quem mais sabe da sua vida é você! Não existem duas pessoas iguais no mundo, somos todos únicos e diferentes. E essa é a parte mais encantadora da psicoterapia: pois, mesmo com tudo que sabemos, ainda te ouviremos em sessão com toda nossa atenção, para trabalharmos juntos na sua história de vida. É um trabalho em conjunto.


O que é a Gestalt-Terapia?


A psicologia entende a pessoa de diversas maneiras. Não existe certo e errado, mas o que faz mais sentido para cada pessoa. Assim, cada psicólogo trabalha com uma linha teórica. As mais conhecidas atualmente são a Psicanálise, criada pelo famoso Freud, e a Teoria Cognitiva Comportamental, também conhecida como TCC. Elas duas têm suas vantagens e discordâncias, inclusive entre psicólogos.


A linha que eu sigo é a Gestalt Terapia. Ela é diferente das duas que eu falei ali em cima, e foi a forma de trabalhar que mais fez sentido pra mim. Entendo cada pessoa como única e como alguém que é um resultado do seu ambiente, e entendo que a forma de cura mais eficaz em psicoterapia é a relação entre eu e você, e como manejamos ela.


Mas como assim, se você diz que estudou a psicanálise antes?


Sim, eu estudei a psicanálise de um autor chamado Winnicott, durante o ano de 2021. Trouxe muitas coisas importantes que esse antigo autor nos fala, principalmente no trabalho com crianças e adultos. Mas não é a forma que me identifico mais quando trabalho, por isso segui adiante. A gestalt me permite a espontaneidade e a expressão criativa que valorizo tanto dentro do setting terapêutico. Se tiver mais alguma dúvida a esse respeito, me chama que a gente conversa!

Foi um prazer!


Espero que você tenha gostado de me conhecer, e se tiver alguma coisa que você ache que ficou faltando por aqui não deixe de entrar em contato. Estou aberta para conversarmos sobre o que você precisar antes de você decidir começar ou não a psicoterapia.

Eu sou a Carolina, psicóloga clínica, e uma admiradora de histórias de vida. Seja bem vinde!


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Psicólogo ou psiquiatra?

Você conhece a diferença entre estes profissionais? Sabe como escolher com qual se consultar? Para entender a diferença entre os dois...

 
 
 

Comments


21 993240851

©2021 por Psicóloga Carolina Bittencourt. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page