Nem sempre o caminho certo é o óbvio ou ele parece o certo
- Carolina Bittencourt
- 3 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Uma conversa sobre medos, dúvidas e certezas.
Esses dias li uma citação que dizia que quando você está no caminho certo você não tem dúvidas, ou algo parecido com isso. E isso ficou em mim como um incômodo por dias. Porque de fato, tem momentos em que nossa certeza é tão grande que não há espaço pra dúvidas.
Mas às vezes a gente sente uma certeza enorme e não era esse o caminho pra gente. Ou então sentimos uma dúvida que consome a gente ao seguir por um caminho que sempre quisemos ir.
E esse sentimento de incerteza, de dúvida, de medo, ele existe sim. Ele existe se o caminho é certo, se ele é errado, se a decisão a ser tomada é simples ou complexa, se o que você está fazendo é o que você sempre quis, ou se é uma ideia que você acabou de ter e está pondo em prática agora.
O medo existe pra nos preservar, nos cuidar, quando estamos frente à incertezas. O medo nos protege quando não sabemos ao certo como a história vai se desenrolar.
O medo ajuda a termos atenção, a olharmos para onde estamos indo e ajuda a cuidarmos de nós com carinho. Significa que vale a pena cuidar da gente, que nosso caminho deve ser o que merecemos.
O medo nos lembra de respirar fundo e olhar aonde estamos pisando. Significa maturidade e sabedoria. Nos lembra de ter calma e, também, pode nos ajudar a ter insistência e perseverança. Não significa que não devemos continuar.
Agir com coragem não é fingir que o medo não existe, mas é enxergar o medo e ir apesar dele.
Comments