Psicólogo ou psiquiatra?
- Carolina Bittencourt
- 3 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Você conhece a diferença entre estes profissionais? Sabe como escolher com qual se consultar?
Para entender a diferença entre os dois profissionais, vamos usar uma analogia. Vamos imaginar uma pessoa se afogando.
A pessoa que se afoga precisa de ajuda imediata. Esse é o papel do psiquiatra. O psiquiatra agirá, então como o salva vidas, que corre na piscina e retira a pessoa da água, ou joga uma boia para que ela segure e não se afogue.
O psiquiatra pode receitar medicamentos e tratamentos para que a pessoa possa sair de forma segura e um pouco mais rápido da situação que se encontra do que comparado ao trabalho psicológico. Ainda não significa, no entanto, que se saia do consultório do psiquiatra curado de qualquer coisa. Esse profissional é um médico, suas consultas são espaçadas e podem ajudar em situações emergenciais.
Na nossa analogia, então, o psicólogo será o professor de natação.
A pessoa que se afoga não tem como parar para aprender a nadar. Mas, depois que ela está segura o suficiente com a sua boia ou quando ela está fora da água, ela pode começar a aprender a nadar.
A psicoterapia nos auxilia no processo de autoconhecimento para que a gente saiba das nossas próprias potências e possa nadar por conta própria.
Assim, quando aprendemos a nadar não precisamos ser salvos! Somos capazes de lidar com piscinas fundas e ondas no mar sem medo, com coragem e confiança para nos mantermos, por conta própria, com a cabeça por cima da água.
ความคิดเห็น