Mas eu preciso mesmo de terapia?
- Carolina Bittencourt
- 16 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Algumas pessoas gostam de dizer que todo mundo precisa de terapia, e outras dizem que terapia faz bem pra todo mundo. Eu vejo que muitas pessoas começam a terapia mas não tem a vontade de continuar porque “não faz diferença”, e outras pararam no meio do caminho porque chegaram em um ponto que não queriam continuar.
Também já ouvi de pessoas que foi a melhor coisa que eles já fizeram, e já vi pessoas chegarem ao final do processo com autonomia e liberdade pra seguir com suas vidas sozinhos. Algumas pessoas permanecem por anos, e não param porque gostam do tratamento.
Falei isso tudo pra te dizer que se você precisa não é realmente a pergunta, mas se ira te fazer bem e se você irá tirar proveito desse espaço. É muito pessoal gostar ou não da psicóloga, da experiência da terapia e de se abrir.
Mas dentre tantas experiências diferentes que descrevi ali, todas elas tem uma coisa em comum: essas pessoas tentaram uma primeira vez!
Uma vez um homem que atendi passou quase toda a sessão discorrendo sobre como ele conseguia resolver todos os seus problemas sozinho, e que ele não precisava da terapia. Por fim, lhe dirijo uma pergunta. Essas palavras reverberaram nele e o fizeram questionar a maioria das coisas que ele tinha acabado de trazer. Ele diz que eu fui “esperta”, e eu digo que não, que isso era o trabalho de terapia. É olhar aonde ainda não olhamos, expor, absorver, concordar, discordar, brincar e rir com a própria história, curar feridas, construir caminhos, e sentir. Sentir tudo isso sem quebrar.
Se você precisa ou não de terapia eu não sei. Mas eu sei que pode te fazer bem.

Komentarze